sábado, 27 de setembro de 2008

The Office - Weight Loss

Bom, eu iria escrever alguma coisa sobre o primeiro episódio da quinta temporada. Deixo passar a oportunidade em branco por achar que, em vista disto, a tarefa seria um pouco inútil e totalmente rebarbativa. Mas vai um email que cheguei a enviar a alguém depois de ter assistido ao último episódio da quarta temporada. Prevejo uma drástica alteração na fonte com que esta parte do post aparecerá, informando que, por mais drástica que seja, ela ficará eternamente visível como uma forma de tributo à implicância do Blogger.

***


Jim e Dwight em cena, os dois sentados lá na mesa, e uns rápidos segundos de pouca ação, em que você só escuta o barulho peculiar a um escritório fornecedor suplementos de papel. Apenas, realmente, alguns segundos. Mas fica claro, para o bom conhecedor daquele olhar cínico e aparentemente ausente do Jim, que uma traquinagem está prestes a ser cometida. Toca, então, o telefone do Dwight, que se põe a atendê-lo com aqueles modos de robô que só ele tem. E quanto mais o Jim fica imóvel e indiferente a tudo isso, mais se forma a convicção de que aquilo ali acabará um tanto divertidamente, um tanto bruscamente, a famosa musiquinha tema da série entrando, com os créditos, e trazendo alegria aos nossos corações.

Um observador atento terá notado, já nessa parte, que este episódio é lá o Season Finale. Para quem eventualmente foi assistir, como eu, desconhecendo essa informação, tem lá uma dica muito forte, dissipadora de incertezas: aparece escrito Season Finale, no canto esquerdo inferior.

E o que se segue é o depoimento comovido do Michael sobre como aquele dia é especial e jubiloso, sobre como ele será lembrado para sempre, sobre como, afinal, aquele dia é o dia em que Toby Flanderson diz adeus ao Escritório. Ele próprio, no entanto, é quem menos sofre o impacto dessa mudança; se algum efeito pode ser detectado no seu semblante, esse efeito é o do alívio de estar recebendo alta de um manicômio.

Feliz com a saída do seu arquinemesis, Michael convoca o Party Planning Committee para organizar uma cerimônia de saudação à altura do grande evento. Suas idéias extravagantes, como de costume, causam lá aquela insatisfação na Angela e, antes que alguém se dê conta da insanidade da coisa, Phyllis se vê encarregada da missão de arranjar uma máquina antigravidade para satisfazer ao espírito recreativo do chefe.

O dia vai seguindo. Dwight puxa o saco do Michael e, por dever de ofício, implica com a substituta do Toby; mas Michael consegue se apaixonar em três segundos; Jim e Ryan discutem; Creed é lembrado pelos roteiristas e ganha uma cena memorável; Jim arquiteta um plano para pedir a mão de Pam em casamento; Michael cumpre uma formalidade da empresa e entrevista Toby, que sabe ser um cavalheiro; Ryan arruma uns problemas com a lei; começa a festa; Michael faz papel de bobo; Jan apronta uma surpresa para Michael; Andy apronta uma surpresa para Angela; Angela apronta uma surpresa para Andy.




Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats