domingo, 13 de setembro de 2009

Up - Pete Docter e Bob Peterson




Por mais que eu já tivesse lido, na Veja, sobre o enternecimento bucólico e sobre a comiseração voluntária que se sentem na cena das nuvens, os dois amantes deitados numa colina vendo, nas formas de algodão, os sonhos de uma vida inteira progressivamente se desfazendo em amarguras no mundo triste onde as nossas fantasias não se realizam; por mais que eu já soubesse mais ou menos o que iria acontecer, admito que uma ponta de desespero me abateu na hora. Acho que eu cheguei a sussurrar, ensimesmado, que aquilo tudo era uma grande pena. Mas depois disso, pelo menos, as comoções vão se tornando menos arrebatadoras e o que ocorre é que você se esquece de torcer pelo Carl por tudo de lamentável que já aconteceu com ele no passado, adquirindo então a expectativa mais prosaica de que coisas positivamente engraçadas simplesmente continuem a acontecer com ele. No que não se fica decepcionado, aliás.

Foi a primeira vez que eu assisti a um filme numa sala preparada para a tecnologia 3D. Eu pensava que eu iria receber um daqueles óculos com umas rudimentares lentezinhas de plástico azul e vermelha, como as que costumavam vir nas revistas científicas de muitos anos atrás, supostamente permitindo ao nerd enxergar o mundo como as aranhas, as abelhas e outras criaturas de grande interesse. Óculos 3D, hoje em dia, já não são mais assim. Não os que você recebe para assistir a este filme, em todo caso, que seguem o modelo fundo de garrafa como o do próprio Carl Fredricksen, com a lente um pouco obscurecida. Agora, eu não sei se eu perdi algum recurso de imagem pelo fato de usar os óculos 3D por cima dos meus próprios óculos de grau. Para a comunidade dos que têm uma miopia não muito acentuada e um astigmatismo grande a ponto de o dono da ótica ficar assustado e dizer que aquilo está fora do padrão industrial, que ia ficar difícil conseguir fazer a receita e que ele iria ver se dava um jeito de mandar fabricar - porque ele trabalha há muitos anos nesse negócio - a sua lente especificamente para você, para essa grande comunidade eu informo: dá para ver o filme numa sala 3D; você só vai ficar tendo que ajeitar os óculos a todo instante, o que não é novidade alguma.

Sobre a história em si, as informações que eu tenho a dar ficam um pouco prejudicadas por uma circunstância incomum que acabou acontecendo comigo. Mais ou menos, eu diria, quando o primeiro quinto do filme estava terminando, eu saí da sala para comprar pipoca e refrigerante - ocasião em que eu fui ao balcão e fiquei pensando em comprar pipoca e refrigerante. O momento que eu escolhi, parece, não poderia ter sido pior, pois eu perdi a hora em que o Carl e o Russell saem de uma cidade nos E.U.A, onde eles viviam aparentemente regularmente, e embarcam numa casa sustentada por inúmeros balões de hélio, que, voando com um senso de direção até agora incompreendido, aterrissa numa chapada da América do Sul. Um evento que qualquer um vai reconhecer que, se você perde a hora em que ele aconteceu, pelo resto do filme você vai ficar se perguntando um pouco mas como diabos tudo isso aí foi acontecer.

Nada que me fizesse desgostar da história. Sabe quando o repórter diz que determinada atividade é para toda a família, que os adultos vão se divertir até mais do que as crianças, assim produzindo nos seus leitores a vontade de bater a cabeça na parede? Então, blogueiros também podem falar isso.

Um pouco de Denis/Mr. Wilson: o Russell é um escoteiro que precisa conquistar uma última distinção - ajudar um idoso - antes de receber a honraria final de ser considerado um grande explorador. O Carl é um pacato cidadão que resolve realizar o sonho de infância da sua falecida mulher e ter uma casinha no Paraíso das Cachoeiras. Ele chama o guri de guri, o que é o adequado.

Os amigos que eles fazem no caminho: o cachorro tem uma coleira do tipo Ned/South Park e consegue falar. A Kevin é uma espécie rara de ave que habita a região e frequentemente engole a begala quadripé do Carl, regurgitando-a cheia de gosmas.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats