domingo, 24 de janeiro de 2010

Ipod de Neto Torcato

Montei uma lista com algumas escolhas pensadas e com alguns itens aleatórios que acabaram de tocar aqui. Que eu mesmo tenha criado na iTunes, são 9 pastas. Vou colocar seis músicas de cada uma, com o link para o Youtube, quando disponível.

A primeira lista que eu criei é a lista Churchill. É o nome mais legal que a dicção humana conseguiu produzir, na minha opinião, e nessa lista eu coloquei as músicas que eu acho as mais legais. Eu não vou nem tentar explicar o motivo dessa lista não se compor unicamente de grunge. Não sei. Na minha cabeça eu consigo separar muito bem as músicas que eu acho as mais legais, daquelas que realmente são as minhas preferidas.

- The Pilows, Freebee Honey. Coisa japonesa. Leio na descrição do Last.fm que eles fizeram trilha sonora de desenho e tal. Acho que é bem mais conhecida do que eu posso supor. Cantam em inglês e em japonês e em inglês que se parece japonês pelo sotaque anasalado. No Youtube.

- The Deadly Snakes, Mutiny and Lonesome Blues. Canadenses. Eu me lembro de alguém uma vez dizendo sobre o Canadá que no dia em que os recursos naturais dos E.U.A acabassem, os americanos subitamente se lembrariam do Canadá, chegariam para aquele país e diriam: "E aí, Canadá?". Deve ter sido algum paciente do Dr. Katz. De todo jeito, alguém poderia olhar para o Canadá antes da hecatombe ambiental dos E.U.A. Essa banda será uma agradável surpresa. Gosto muito do órgão meio gospel atravessando essa música inteira.

- No regrets, King Khan. Eu não sei qual é a história desse sujeito. Acho que eles participa de umas 5 bandas. Acho que ele não tem uma banda, na verdade. Toda vez que ele conhece um povo que toca instrumentos, ele vai, grava um CD com esse povo e chama a banda de King Khan and [o novo do povo]. Torture, Le Fils de Jacques Dutronc estão entre as minhas músicas prediletas. No Youtube.

- Meat Puppets, Backwater - Ao que consta, o máximo de sucesso dessa banda foi quando o Nirvana gravou tocou algumas músicas deles no álbum acústico. O mp3 dessa música é muito antigo na minha lista. Foi sobrevivendo milagrosamente a várias perdas parciais de HD's. Eu gostaria de experimentar um dia escutar essa música distante do computador. O efeito que ela produz sobre mim, eu imagino, será completamente diferente. Fazer pesquisa no Google com essa música tocando dá sorte, de todo jeito. No Youtube.

- Hammerbox, Simple Passing. A força que mais influência exerceu na construção da minha personalidade: a trilha sonora de Road Rash do Playstation 1. Foi a primeira e única coisa que despertou em mim um ânimo moderadamente científico-eletrônico. Eu montei no meu quarto, na época, uma complexa instalação que tinha, para vocês verem, como centro um videocassete Panasonic que o meu pai tinha comprado antes de eu nascer. Mas deu certo e eu passei a escutar num som de caixas decentes as músicas que tocavam no jogo. Foi assim que eu comecei a escutar Soundgarden - só isso que eu falo. No Youtube.

- Sonic Youth, Is it my body? Uma das primeiras músicas do Sonic Youth que eu passei achar excelente. Eu faço uma careta impressionante quando eu canto "have you got the time to find out who I really am?" No Youtube.


Fiz uma lista de músicas de bandas tocadas por outras bandas.

- Lynyrd Skynyrd, Crossroads. Eu gostaria de saber mais sobre essa música. Ela foi de fato popularizada pelo Eric Clapton? Existe alguma misteriosa passagem nessa gravação que ele fez do Robert Johnson? A lembrança que eu tenho daquele filme com o Karate Kid é a de que sim.

- Hellacopters, Dirty Women. Na versão original do Black Sabbath existe um início de uns 4 minutos que é bem chato, para ser franco. O Hellacopters pegou só a parte final da música, aquele riff mais forte.

- Rage Against The Machine, The Ghost of Tom Joad. Talvez o caso de maior transformação da original, o caso de cover que mais destaca o talento inventivo da banda reprodutora. O próprio álbum do Bruce Springsteen, aliás, se chama The Ghost of Tom Joad.

- Black Crowes, Hard to Handle. Penso já ter visto a Marilyn Monroe cantando essa música.

- Jim Carrey, Somebody to love. Da trilha sonora de Cable Guy. A música é do Jefferson Airplane.

- Alice in Chains, Suffragette City. Eu não sabia nem que era cover. Pensava que era mesmo da primeira fase do AIC. Curiosamente, fui descobrir que era do David Bowie ouvindo - não era a minha escolha, permito-me dizer - o CD que o Seu Jorge gravou para a trilha sonora do The Life Aquatic with Steve Zissou.


Lata, sabem?, como em "grande"... Waal. Mas está dando muito trabalho completar essa lista e comentar todas as músicas. Essa, basicamente, é a lista residual. O que não entrou nas outras e que eu pensei que não merecia ficar simplesmente na lista geral do Ipod, eu fui colocando nesta Lata.

- Pearl Jam, Habit. No Youtube.
- Tiraturalimitata, Odia. Não sei o que dizer, a não ser que passa pela minha cabeça criar um movimento para conscientizar as pessoas sobre o punk italiano. Mas divago.
-Subbluecollar, Joe's Daydream - As ruas do bairro são outras quando eu passo por elas e está tocando esta música. Belos detalhes me aparecem, há a ocorrência bons pensamentos. Eu nunca tive paciência para entrar no MySpace antes, mas aqui vai.
- Dinosaur Jr, Budge. No Youtube.
- Velvet Undergound - White Light, White Heat.
- Inspiral Carpets, Saturn 5. No Youtube.


Rendição. É a lista que eu fiz para agradar. Das músicas que eu acho toleráveis, essas são as que eu acho que um maior número de pessoas poderia gostar. Se eu não puder agradar estranhos que não tenham o meu gosto musical com essa lista, então eu me rendo. Eu me rendo desde já, aliás.

- Elvis Presley, Rubbernecking. No Youtube.
- Weezer, Suzanne. No Youtube.
- Ramones, Strength to Endure. O porquê dessa música não ser considerada universalmente a melhor do Ramones está além da minha compreensão. No Youtube.
- Sonics, Do you love me?. Da trilha sonora daquele filme em que Ted Danson negligencia Macaulay Culkin - não o que o M.C joga o irmão do precipício.
- AC/DC - Thunderstruck. No Youtube. Acho que é a maior exibição de um virtuosismo produtivo no rock.
- Love Psychedelico, I will be with you. Se a Sandy cantasse músicas legais em japonês e inglês. No Youtube.


Seymour's.

- Skip James, Devil got my woman. No Youtube.
- Blind Willie Nelson, Lord, I can't just keep from crying. Parece que o White Stripes toca essa música em show.
- Memphis Minnie, Conjur Man.
- Charley Patton, Spoonful Blues. No Youtube.
- J. B. Lenoir, Slow Down. No Youtube. Se você não sorrir escutando ele dizer "I believe I've ever seen", então você não tem coração.
- Robert Jonhson, Sweet home Chicago. No Youtube.

Talvegue.

- Muddy Waters, Forty days, forty nights. No Youtube.
- Black Oak Arkansas, When eletrcity came to Arkansas. No Youtube.
- Sonic's Rendezvous Band, City Slang. No Youtube. Já gravada pelo Hellacopters.
- Beatles, Yer blues. No Youtube.
- Black Keys, Just couldn't tie me down. No Youtube.
- Kinks, 20th century man.

-Terceiro andar.

- Beirut, Postcards from Italy. No Youtube.
- Tom Waits, Anywhere I lay my head. No Youtube.
- The Shins, Gone for good. No Youtube.
- Modest Mouse, Karma's Payment.
- Band of Horses, The First Song. No Youtube.
- Echt, Junimond. No Youtube.

2 comentários:

Anônimo disse...

Afinal, o retorno.

Abs.

Guima

Neto Torcato disse...

Já estava passando da hora. Mais do que qualquer pessoa, é claro, eu estou sentindo muita falta do tempo que eu tinha para postar regularmente aqui. O plano, agora, é postar uma coisa a cada 15 dias, até voltar ao número ideal de 3 coisas por semana. Aquele abraço, velho.

 
Free counter and web stats