sábado, 13 de fevereiro de 2010

The Life and Times of Tim


Uma das coisas que você pode fazer numa série de comédia é colocar uma pessoa mentindo incontrolavelmente. Em algum momento você confronta essa pessoa com a realidade e dá a ela a chance de negar sem pudor todas as acusações que lhe são feitas. Todo mundo termina desprezando a pessoa ainda mais do que já desprezava antes de se tornar conhecida uma verdade específica que ela pretendia ocultar. Aí está um velho truque que não costuma dar errado e que no caso dessa série deu muito, muito certo.

Escrevo esse post sem ter lido maiores detalhes sobre a história dessa série e das pessoas que a criaram. Sei apenas que duas temporadas estão disponíveis para download, embora eu só tenha conseguido baixar a primeira. Ela é da HBO, o que significa o uso moderado e com inteira propriedade de alguns palavrões e de uma linguagem explícita. Como a namorada do Tim, perguntando "what the fuck" quando ela vê um flash de uma reportagem do 60 Minutes apresentando o relato dele sobre a experiência de ter sido estuprado por um mendigo. Relato que ele teve que improvisar, aliás. O estupro era uma mentira e os policiais que foram enganados por essa mentira acharam que humilhar Tim publicamente seria um bom ato de vingança.

Os episódios mesmo são de alguma coisa perto de onze minutos. No torrent que eu baixei, cada arquivo tem dois episódios e totalizam o tempo normal de um programa. Provavelmente as duas histórias eram exibidas em sequência; isso se confirmando, acho, poderia explicar o sucesso que eu imagino que a série deve ter conseguido. Me lembro de uma entrevista do Michael Cera ao Letterman e me lembro dele ter dito como ele havia descoberto que escrever alguma coisa engraçada que dure mais de onze minutos era um desafio incrível.



Tim, pedindo uma promoção no trabalho e conseguindo transformar isso numa ocasião para mentir para a sua namorada. O baile de formatura ao qual ele comparecerá, com a filha do chefe, cuidadosamente se tornará uma mais inocente "black-tie function" da empresa.

Pelo que eu já pude perceber dos poucos episódios que eu já tive tempo para ver, Tim é muito mais um mentiroso induzido pelo egoísmo alheio do que pelo seu próprio senso de oportunismo. É alguém que sempre aparece pedindo para que ele invente uma história ou se comporte com extravagância, não ele que decide enganar os outros para o proveito pessoal. Se algum interesse ele tem em levar adiante essas mentiras, esse interesse é predominantemente marginal e secundário, é só o interesse em conseguir um pequeno sucesso na difícil missão de fazer a namorada e a família dela não se rebelarem de vez contra ele.




No fim, no fim, ele não é um totalmente imprestável guia moral.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats