sábado, 15 de maio de 2010

Taking Woodstock - Ang Lee


Acho que é justo dizer que Taking Woodstock é menos um filme sobre os bastidores do festival hippie, menos até um filme sobre a família disfuncional do sujeito que ofereceu aos organizadores do festival hippie a sua licença municipal originalmente obtida para a apresentação de um quarteto de cordas, e mais um filme sobre a lama que ficou espalhada pela estradas e pelas encostas, sujando todos que passavam. Exagero, naturalmente, mas o que interessa afirmar é que um filme sobre bagunça não é um filme que precisa ser ruim.

Este que aparece no centro da foto, aliás, é mesmo o Demetri Martin. Ele é o sujeito da licença municipal. É o sujeito que sacrifica as ambições da sua vida pessoal para se isolar numa cidadezinha onde seus pais têm o que só pode ser o hotel/cassino/centro de bar mitzvah mais bagunçado dos registros. No meio dos hippies e dos judeus osso duro de roer, uns mais e outros menos mercantilistas bem-sucedidos do que se poderia imaginar, ele é um elemento fora do lugar. Dá para se lembrar dos sketches do Important Things, o Demetri Martin como um inepto social, quando ele caminha no meio da festa. Dá para se lembrar daqueles sketches, também, quando ele chega ao restaurante e o dono diz que não está disponível o prato usual que ele pede -- alguma coisa com bacon extra: "You're out of of the usual? Wow, that's unusual". Também quando a mãe dele exclama, aliviada ao ver o filho, que um cliente estava lhe ameaçando com um pedido de reembolso.

Um núcleo paralelo é o da companhia de teatro que está ficando no estábulo do hotel. Eu não conheço nenhuma companhia de teatro pessoalmente, mas conheço alguém que já esteve numa situação quase tão próxima a uma como a do personagem do filme, e sei que num caso desses, ou a pessoa mentaliza coisas absurdas e que distraem, preferencialmente com um fone no ouvido, ou então ela foge do lugar, na chuva.

Liev Schreiber está no elenco e eu acabei de me lembrar do primeiro filme que eu vi com ele, o que desde então tem servido como referência quando eu ouço esse nome: The Daytrippers.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats