sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Celebrity - Woody Allen

Ah, o devastador efeito que uma capa pode produzir. Por anos eu deixei de assistir a esse filme baseado unicamente no que eu imaginava que ele deveria ser, tendo a capa que tem. Apenas há pouco tempo é que eu fui saber mais detalhes que afinal me convenceram a assistir. Se dependesse da apresentação visual, isso nunca iria acontecer. Pois dificilmente se consegue olhar para outra coisa que não a cara do DiCaprio numa atitude de quem está sendo objeto de uma reportagem: uma impressão, obviamente, desanimadora. Eu me lembro de passar por esse filme, na minha antiga locadora, várias e várias vezes. Só olhava de relance. Nunca cogitei alugar algo que tão perigosamente se parecesse com um episódio de Kids. Quando eu passava por perto eu baixava a cabeça e ao meu próprio modo o esnobava.

Se pelo menos eu soubesse quão engraçado o Kenneth Branagh está, eu não teria demorado tanto. Mas digo Kenneth Branagh por figura de linguagem. Quem ele representa, no filme, qualquer um pode perceber, é o próprio, não outro, velho e bom Allen Stewart Konigsberg. É uma difícil missão. Mas para um irlandês que se notabilizou interpretando papéis de Shakespeare, ele se sai muito bem. No fim, pode-se ficar apenas positivamente surpreso que ele não esteja praguejando contra a coroa britânica ou tentando salvar o mundo através de shows de rock, coisas em que os irlandeses de hoje excelem.


Nos filmes do Woody Allen sempre há umas cenas em que várias pessoas falam ao mesmo tempo; normalmente é um jantar familiar, uma festa ou comemoração do tipo. Para alguém distraído como eu, o modo pelo qual eu escolho o personagem no qual vou prestar atenção é aleatório. Muitas vezes eu nem percebo que o protagonista está na tomada. Que eu me lembre, por exemplo, nesse filme tem um casamento, um lançamento de livro e uma estréia na porta de um cinema; casos, enfim, de pequenas desordens. E eu acabei me concentrando em algumas figuras que, não exatamente para a minha surpresa, depois não apareceram nenhuma vez.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats