domingo, 2 de novembro de 2008

Once upon a time in America - Sergio Leone

É impossível escrever qualquer coisa que, na extensão, seja proporcional à duração desse filme. São dois dvd's de quase duas horas cada um. Uma coisa a respeito da qual eu posso comentar, e nisso eu cobrirei mais ou menos um quarto do filme inteiro, é a gaita que um dos personagens tem sempre nas mãos e que toca em alguns momentos críticos. É quase a mesma gaita que o Charles Bronson recebeu do assassino do seu irmão, em C'era una volta il West, e que ele toca nas horas livres, isto é, nos segundos que antecedem um tiroteio.

Quer dizer, o som mesmo que é produzido pelos dois instrumentos até que é diferente; a do Bronson me fez lembrar Muddy Waters e alguns blueseiros de Chigaco; a outra talvez não seja tecnicamente uma gaita, mas um aparato com uns canos, o seu som se parecendo com o de uma Peruvian Flute Band, tal como eu as conheço dos últimos episódios de South Park.

Certa passagem do filme mostra os membros da gangue depositando parte do dinheiro arrecadado na delinqüência numa mala de couro. Por sua vez, a mala é colocada num guarda-volumes de uma estação. Até pouco tempo na história da civilização ocidental, essa parecia ser uma prática bastante comum. Eu me pergunto se tem gente ainda escondendo dinheiro, ou microfilmes que sejam, nesses lugares. Isso, e se tem gente resolvendo crimes seguindo a pista deixada por uma caixinha de fósforos.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats