sábado, 2 de maio de 2009

For a few dollars more - Sergio Leone

O problema de assistir a esse filme sozinho é que quando você levanta para pegar sorvete e volta para a sala, você tem que improvisar e ficar mirando nas almofadas para acertar os tiros que você finge que está dando como se a sua mão fosse uma arma. O bom de assistir a esse filme sozinho é que ninguém vai estar lá para ver esta cena infeliz. 

Minha distração na hora de escolher o dvd no site da locadora me fez pegar um filme que estava na minha lista, mas que naturalmente deveria ser alugado só depois que eu já tivesse alugado o primeiro da série. Distração que continuou me confundindo quase até agora, aliás. Escrevendo o título do post eu fiquei me perguntando como seria chamado o filme de sequência. "Ainda mais alguns dólares?" Que idiota. Eu sabia que tinha mais alguma coisa do Sergio Leone e do Eastwood, alguma coisa com os mesmos personagens, eu quis dizer. Constato agora que essa coisa a mais é a trilogia "dos doláres" ou "do homem sem nome", e que For a few dollars more está na segunda posição cronológica. 

O traço distintivo do filme, em todo caso, é a aspereza impaciente dos personagens contrastada com a parcimônia tranquila com que as cenas são mostradas, lentamente e à distância. Por aproximação de ideias nós poderíamos dizer que também existem bons diálogos. O melhor seria dizer que os personagens intervêm de vez em quando para externar o que está passando pela cabeça, e que isso é feito de maneira agradável a um tipo especial de sensibilidade. Quando um viajante falador resolve se meter na vida do Col. Douglas Mortimer, por exemplo, dizendo que aquele trem não pararia na estação que ele tinha mencionado, Mortimer simplesmente diz, olhando um pouco pela janela, numa voz de indescritível resolução e confiança: This train'll stop at Tucumcari. E ele faz o trem parar. Ele salta. O funcionário da empresa não ousa reclamar. 

Estou esperando para ver se eu me lembro com quem o Clint Eastwood novinho se parece. 

2 comentários:

chico barnrey disse...

Eu acho o Hugh Jackman a cara do jovem Eastwood.

Abração

Neto Torcato disse...

São bem parecidos mesmo. Fisicamente, pelo menos. Eu não sei se era nele que eu estava pensando, mas agora vai ficar sendo.

Aquele abraço.

 
Free counter and web stats