domingo, 28 de junho de 2009

Cowboy Bebop


Mais uma lembrança japonesa que eu vou guardar numa seção especial do meu cérebro onde eu acumulo todo material que eu já recebi -- isso para acessá-lo de vez em quando como se fosse parte da recordação carinhosa de uma única tarde na qual o maior volume desse material foi introjetado na minha percepção de uma só vez.

***

Eu já estava para assistir a essa série há muito tempo. Ela me foi muito bem recomendada. Na hora do download eu usei a tática de colocar a prioridade para os primeiros 10 dos 26 episódios, de modo que eu já tenho bastante coisa para assistir mesmo sem ter completado o arquivo inteiro. E a impressão que eu tive da série foi tão boa que eu resolvi postar alguma coisa já agora. Se eu me lembrar eu escrevo mais alguma coisa quando eu chegar ao final - de preferência, contando os detalhes da morte heróica do protagonista, o Spike Spiegel.

O bom mesmo vai ser aproveitar essa época de intermissão nas outras séries com uma história nova.

Um colega que eu não vejo há muito tempo costumava me dizer quantos terabytes ele tinha baixado naquela semana, para a constituição do que ele se gabava de anunciar como sendo uma das maiores coleções brasileiras de anime. Eu não sabia o que eu estava perdendo toda vez que ele me contava as suas façanhas torrentianas e eu não pedia que ele gravasse alguma coisa pra mim. Digo isso porque eu gostei bastante de Cowboy Bebop e posso apostar que ele tem essa série lá na coleção dele.

A história, pelo que deu para perceber, é a de um grupo de caçadores de recompensa, intergalácticos e do futuro. Tendo visto só as duas primeiras sessões, uma coisa eu já posso dizer. O Spike tem alguma coisa de Father Brown nas suas atrapalhações, no seu talento para capturar os perseguidos contando com as mais impensáveis formas de acaso. Se você aceitar que deduções psicológicas ultra-elaboradas como as do Father Brown podem ser substituídas sem prejuízo por golpes absolutamente destros de mão e pé, e que a solução de crimes pode equivaler à própria apreensão de bandidos, então a comparação é perfeita.

Com uma vantagem para Cowboy Bebop que nem nas melhores páginas de Chesterton você vai encontrar alguma coisa parecida: a trilha sonora. A importância da música é tão grande nessa série que os episódios têm nomes como: Asteroid Blues, Jupiter Jazz e My Funny Valentine. Para não falar da música dos créditos iniciais, que é muito divertida.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats