terça-feira, 21 de abril de 2009

Breaking and Entering - Anthony Minghella

Algumas premissas em que se escora e algumas conclusões que se tiram deste filme:

1) É melhor deixar a pessoa que assaltou o seu escritório inteiramente livre.

2) É aceitável a fobia da sua enteada de toalhas inteiramente amarelas ou de toalhas com costuras amarelas.

3) Meta logo na sua cabeça que nenhuma história de Sarajevo é simples. É melhor você pensar duas vezes quando você escutar alguma história de lá. Você não deverá se precipitar na conclusão de que ela é simples, pois nenhuma história de Sarajevo é simples. Suponha, por exemplo, que um guri com uma carinha de bósnio chegue para você dizendo que ele estourou uma caixinha de Toddynho vazia. Se isso acontecer, Anthony Minguella ensina que você deverá moderar os seus pensamentos. Não pense que essa caixinha de Toddynho estourando é só uma caixinha de Toddynho sendo estourada. O mínimo de investigação quanto aos pormenores deste estrépito possivelmente revelará que: ou o canudinho de alguma forma foi expelido da caixinha e atingiu de morte o irmão mais novo do melhor amigo desse guri, que por acaso era muçulmano enquanto o guri era cristão ortodoxo, assim desencadeando mais uma guerra na qual o melhor amigo do guri é obrigado a assassinar a mãe do outro; ou então o barulho do estouro foi confundido com o barulho de um explosivo C-4, o que levou as tropas da ONU a invadir uma mesquita e matar todos os presentes, inclusive a família do melhor amigo do guri que explodiu a caixinha, tudo isso enquanto o guri se escondia atrás de um carro no vidro do qual estava colocado um adesivo da Coca-Cola.

4) Quem quiser chegar a algum lugar roubando escritórios com técnicas de Le Parkour tem que treinar. E se você levar a sua mãe para o treinamento, certifique-se de levar a sua própria toalha. Do contrário, você pode acabar tendo que usar uma toalha com costuras amarelas. 

5) Fique tranquilo se a sua faxineira conscientemente preferir ganhar de presente uma Bíblia em vez das obras completas (?) de Franz Kafka. 

2 comentários:

Renata P disse...

Considero o item 5 compreensível, dadas as circunstâncias.

Neto Torcato disse...

É, este blog não resistirá ao tempo. Nem minimamente. Eu normalmente escrevo os posts logo depois de ter assistido ao filme, o que leva a minha atenção para os detalhes e me impede de apresentar a coisa de uma maneira inteligível. Se eu relesse o que eu escrevi, tenho certeza, em 9 de cada 10 posts eu não saberia dizer a razão de eu ter escrito o que eu escrevi.

Mas veja que engraçado:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1C1GGLS_pt-BRBR313BR313&q="breaking+and+entering"+kafka&btnG=Pesquisar&meta=

 
Free counter and web stats