segunda-feira, 20 de abril de 2009

Scarface - Brian De Palma

A cena dos pistoleiros colombianos invadindo a mansão de Tony Montana (Al Pacino) me fez lembrar daqueles ninjas fajutos que o Ninja Americano saía destruindo, às dezenas, com uns murrinhos de nada. Pistoleiros e ninjas desse exemplo, uns são tão postiços e débeis e de modo geral tão mal orientados na arte parecerem combativos quanto os outros. Porque só ficou faltando algum pistoleiro soltar uma bomba de fumaça e desaparecer da frente de todo mundo. Todo o resto da esdrúxula caracterização daquele filme estava lá. A parte em que os ninjas se comportam como umas formiguinhas tontas andando em grupos e sendo explodidas em grupos, confere. A parte em que um cara sozinho apaga do mapa pelo menos uns 15 adversários sem a menor dificuldade, confere. A parte em que essas vítimas ficam se comunicando com uns grunhidos incompreensíveis e emasculados, confere. 

Quer dizer, a sanguinolência do filme ficou toda por conta de uma única cena com uma serra elétrica. 

Uma inconsistência grave que eu vi no personagem principal e que acabou prejudicando o filme inteiro: o apego obsessivo dele à irmã. Olha só, o sujeito que pretende chegar ao topo da carreira de malfeitor, seria de se imaginar, teria uma atitude bem mais pragmática em relação às libertinagens a que a sua irmã caçula pudesse se sentir inclinada. Ainda mais quando fica tudo ali no círculo de amigos. Ainda mais quando esse mesmo sujeito chegou a abandonar por anos a família, esse tempo todo sem dar qualquer notícia. Para ver como foi sem propósito a reação do Montana basta compará-la com a dos Corleone, quando a irmã deles começou a ser maltratada lá por aquele genro que eles arrumaram. 

Outra coisa: a pessoa que compôs o leitmotiv da trilha sonora deve ter entendido que a encomenda que fizeram a ela era a de alguma coisa para ser tocada num filme de ficção científica espacial. A impressão que eu tive foi a de que eu estava assistindo ao Blade Runner all over again - com o mesmo soninho, naturalmente. 

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats