segunda-feira, 13 de abril de 2009

The Greenhornes


                                                  

Acho que eu tenho uma dificuldade muito maior para escrever sobre uma música do que para fazer um post sobre um filme ou um livro. Alguns dos detalhes técnicos que compõem um livro ou um filme eu consigo perceber, mesmo que grosseiramente. Sobre os detalhes técnicos que fazem parte de uma música eu já não seria capaz de desenvolver opiniões coerentes. Isso porque eu estudei música quando era pequeno e porque, do tempo que eu passei distraído neste planeta, a fração gasta ouvindo música deve ter sido maior do que a fração gasta assistindo a filmes ou lendo (nesse último caso, inclusive, boa parte do tempo que eu passei lendo eu passei também ouvindo alguma coisa). 

Eu vou tentar falar um pouco dos meus artistas favoritos, porém. Músicos, eu quero dizer. O estatuto do blog assim me permite e a recente consolidação dos meus arquivos mp3 numa lista única do Windows Media Player facilita a tarefa. 

Muito bem. The Greenhornes. Pode não parecer, mas a banda é americana, não é inglesa. Os discos que eu tenho aqui são estes: Dual Mono, East Grand Blues, Gun for you, Sewed Soles, The Greenhornes e alguns singles

Pela música que está no vídeo (Cant't stand it) dá para perceber que a sua mãe não vai gostar da banda -- muito embora isso não faça o menor sentido. Vai dizer que o sujeito canta mal? Que a distorção da guitarra (nem sei se a mera seleção de um tipo de som no pedal é considerada distorção) é desagradável? Baterista e baixista desastrados? Eu acho que não. 

As músicas, em geral, seguem a linha do garage rock. As letras insistem em si mesmas, como dizem. Gosto muito, por exemplo, de Shame & Misery (The Greenhornes). Pensando em termos de trilha sonora da vida, S&M poderia ser uma boa opção para aqueles momentos em que você se senta na sua cama e termina de amarrar o cadarço do sapato e sai de casa.



Too much sorrow (Dual Mono) é a música que deveria estar tocando quando você chegasse.     

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats