domingo, 14 de dezembro de 2008

Deadwood


Que atire a primeira pedra quem nunca ficou torcendo para que aquele cavalo que aparece correndo na abertura da série realmente levasse um tombo, num certo momento em que parece muito que ele vai levar um tombo. Ora, eu admito que minha simpatia pelos animais, se é que eu tenho alguma, não perdoa esse cavalo. E considerando as atrocidades ordinárias que acontecem no acampamento de Deadwood, minha fixação pelo tombo é quase uma sutileza de espírito, quase uma distinção celestial que me diferencia das outras vis criaturas.

Que atire a primeira pedra, também, quem nunca achou estranha a forma como Seth Bullock (Tymothy Olyphant) não movimenta os braços enquanto anda. Ele andando parece aquela mulher que trabalhava no escritório da Elaine e que mais tarde, naquele episódio, protagonizou uma catfight memorável.

Mas eu quero fazer boa propaganda dessa série. Pelo motivo da minha natural lentidão, eu não fui audiência na época em que ela estava passando -- tenho a minha parcela de culpa, pois, no encerramento das filmagens. A história, em todo caso, é a de uns pioneiros que se juntam num acampamento prestes a ser anexado aos Estados Unidos, hoje na região da Dakota do Sul, se eu não estou enganado. Estar prestes a ser anexado aos Estados Unidos, porém, significa uma coisa: nada. Significa que aquilo é um canto da Terra em que tudo pode acontecer e que nada acontecerá seguindo uma ordem juridicamente lógica. Homens que assassinam outros homens até poderão ser julgados por um tribunal montado para a ocasião; o juri não o condenerá a uma pena, entretanto, toda vez que ele estiver convencido de que o sujeito que morreu, uma vez, não se sabe onde nem quando, também matou o irmão de alguém.

Deadwood é muito mais suja do que Hill Valley, na mesma proporção em que seus habitantes têm, muito mais, o aspecto da lepra. Em termos de imundícia e de limpeza artificial, Deadwood se opõe a Hill Valley da mesma forma que Braveheart se opõe a Rob Roy.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats