segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

The killing - Stanley Kubrick

Esse filme mostra o crime de um ponto de vista um pouco jornalístico. A impressão que se tem é que um repórter resolveu mostrar como é feito um crime. Um pouco do drama de cada personagem é até revelado entre uma cena e outra, mas o foco principal é nas ações e no plano que será executado. Nisso fica o grande contraponto, eu acho, com a trama de Jackie Brown. Também ali, a seqüência de atos vai nos ocupando a cabeça até que o desfecho final seja explicado. Mas, enquanto isso, o Tarantino nos tenta convencer de que o exótico nos seus personagens, ainda que apenas muito marginalmente, é motivo para que tenhamos alguma admiração por eles. De minha parte posso dizer que essa manobra deu certo, o que não me impede de reconhecer, em tese, que as coisas não deveriam ser bem assim.

Em todo caso, o parágrafo anterior é o que acontece quando eu tento escrever sobre o filme em vez de humildemente reconhecer que o máximo que eu posso fazer é escrever sobre o fato de eu ter assistido a algum filme.

Que diferença faz?, como diria o próprio Johnny Clay.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats