sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Um teste

Faça o download da Sinfonia Inacabada de Schubert e, pelo menos, da abertura de Fidelio, de Beethoven. Execute as duas simultaneamente. Sugiro que se abra um arquivo no Winamp e o outro no Windows Media Player.

***

Todo mundo sabe que Schubert era um grande fã de Beethoven. Tem um filme em que ele aparece todo absorto e contrito e quieto, dedicadamente prestando atenção num concerto de piano do Beethoven. Seu estado contemplativo se acentua ao final do concerto; aumenta também a oposição a todo o resto da platéia, que fica batendo palmas. Depois os dois se encontram numa pracinha, o último já então um misantropo ensimesmado e enjeitador da sociedade. Esse filme também mostra Schubert disposto a fazer passeios na colina, se é disto que vocês duvidam.

Acho que as pessoas que conhecem bastante o assunto, inclusive, poderão que dizer é óbvio, a sinfonia de Schubert tem uma inspiração direta em Beethoven -- e que isso se mostra particularmente nas duas partiduras em questão. Eu não conheço a história a ponto de afirmar isso. Foi por acaso que eu deixei tocarem as duas obras ao mesmo tempo, coisa que eu já não diria do belo conjunto que elas duas parecem formar. Talvez uma tenha sido uma resposta sutil à outra, ou uma chave secreta, como aqueles mapas ancestrais que só fazem sentido quando sobrepostos. Terei sido o primeiro a perceber? Ah, eu queria ter em mãos as duas partituras originais e um escudeiro; realmente acho que com essas coisas seria impossível não entrar numa aventura investigativa.

Não sei, infelizmente, como fica a distribuição no microfone, se o meu fonezinho é capaz de suportar totalmente a emissão integral das duas músicas. Pode ser que não.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats