terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

No country for old men - Ethan Coen & Joel Cohen


Não é da sua conta. Qualquer coisa que você perguntar sobre esse filme não é da sua conta. Você não viu ninguém reservando um quarto no motel, você não viu ninguém saindo andando de um acidente de trânsito. Você não viu ninguém cruzando a fronteira vestindo apenas um roupão de hospital. Você só é o contador de uma corporação do crime que por cautela achou uma boa ideia dar um rastreador para que uns mexicanos também pudessem perseguir um caçador que encontrou uma mala de dinheiro no deserto -- e com isso você nem quis ofender pessoalmente o sanguinário que originalmente havia sido contratado para essa caçada. Você é um xerife que não irá extrapolar os limites da sua jurisdição. Você é só um homem de negócios que pode a qualquer momento sacar catorze mil dólares de um caixa eletrônico e que não precisa ser assassinado. Você é só uma velhinha que conhece zero pessoas em El Paso, Texas. Você só está cumprindo a sua palavra quando você tira a vida da mulher cujo marido não quis negociar com você. Você dará um pouco da sua cerveja a um andarilho ensanguentado. Você tentará evitar que os cadáveres que você foi contratado para transportar caiam no meio da estrada. Você perguntará polidamente qual foi o sonho que o seu marido aposentado teve. Você dará a chance das pessoas escolherem cara ou coroa. Você fará um café novo pelo menos uma vez por semana, ainda que tenha sobrado alguma coisa.

4 comentários:

Maisa disse...

Ganhou Oscar de melhor filme ne? Como? ate hj nao entendi. Apesar de saber q os Coen nao sao pra ser entendidos.

Neto Torcato disse...

Acho que ganhou. Eu, pelo visto, estou com um ano de atraso em relação à premiação do Oscar. Não sou dessas pessoas com ojeriza e sempre tento assistir aos vencedores. Mas NCFOM até que é uma história bem linear. Acho que o meu post seria totalmente diferente se no final do filme aparecesse um texto explicando o que aconteceu com cada um dos personagens -- os que ficaram vivos, em todo caso.

Anônimo disse...

Pra ser bem lacônica: não gosto desse filme nem de todo o hype criado em cima dele ano passado. Ponto. Irmãos Coen? Nem esse, nem Fargo (embora I heart Steve Buscemi), nem O Grande Lebowski. Pra mim o melhor deles é o super antigo e quase esquecido Arizona Nunca Mais.

Nicolas Cage ainda tinha cabelo, pra você ver.

Neto Torcato disse...

No NCFOM, pelo menos, eu não dormi como eu fiz ao assistir ao Fargo. E olha que eu gostei mais desse último.

Com o Grande Lebowski eu me lembro de ter ficado realmente entusiasmado, mas já fazendo muito tempo para eu me lembrar exatamente o porquê.

Quer saber um filme de que eu gosto? Aquele com a Clooney e a Jones e com aquele investigador que só quer saber de nail some ass! -- que morreu no ano passado, aliás, como eu descobri tristemente ao ver a homenagem do Oscar nesse ano.

Me lembro vagamente de um bebê chorando: é essa a história do Arizona Nunca Mais?

 
Free counter and web stats