sábado, 21 de fevereiro de 2009

There will be blood - Paul Thomas Anderson

Apesar do título e do jeitão Deadwood, o filme é bem menos beligerante do que se possa imaginar -- basicamente porque ninguém cruza muito a sério o caminho do Mr. Daniel Plainview. Assassinatos com as próprias mãos, que eu me lembre, são apenas dois. Esse número é quase inexpressivo em comparação com a rotina  na espelunca de Al Swearengen. Posto que Al não fosse exatamente um prospector, como Daniel era, ainda assim ele parece ser uma boa referência em termos de inteira malignidade. Tudo ali naquele período, naquela região, quero dizer. E nem me venham com Contratador João Fernandes, por favor, que para ser maligna de verdade a pessoa tem que pelo menos poder pensar em chamar os outros de cocksucker.  

A trilha sonora me chamou a atenção no que ela lembra muito a trilha sonora de Lost. Muitos tambores, chocalhos e arranhados de violinos. 

Paul Dano acertou. Ou, cá entre nós, ele foi acertado. Eu me pergunto se eu estarei dizendo muito se eu disser que a cena da pista de boliche entrou imediatamente na minha lista de cenas memoráveis. Acho que não. Uma pessoa pode estar querendo dizer uma porção de coisas quando ela diz que alguém foi acertado numa cena que se passa numa pista de boliche. Que alguém tenha sido acertado, por exemplo, por um formigueiro que havia se instalado no local, e que num súbito ataque produziu um esguicho de formigas predadoras diretamente no pescoço da vítima. Ou por um meteorito de órbita lamentavelmente irregular. Um copo de vidro que alguém que estava passando pela rua atirou pela janela pode muito bem ter acertado outro alguém que estivesse dentro da pista. Hélices de ventiladores desparafusados também são objetos propensos a atingir algum infeliz. A gravidade funciona até para as maçãs, ou não? Eu lavo as minhas mãos. Não vai ser por minha causa que o suspense deixará de se prolongar, isso eu posso dizer. 
 
Mas a novidade é que eu finalmente vou assumir que eu gosto da ideia de sair pelo deserto caçando pequenos animais, dando tiros de espingarda, conspirando contra pequenos proprietários. 

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats